quarta-feira, 26 de agosto de 2009



O estudo da história do mobiliário nos permite compreender os diferentes modos de vida, ou seja, nos da uma idéia da evolução da maneira de viver de algumas sociedades ao longo do tempo. Por isso nós vamos da uma viajada na historia para sabermos mais um pouco sobre os mesmos.
Para quem não sabe mobiliário é o conjunto de móveis, objetos e equipamentos que suportam o corpo humano (como assentos e camas), servem para estocar objetos ou como apoio para objetos em superfícies horizontais. Tem o intento de fornecer a seus habitantes e usuários utilidades específicas que lhes facilitam as atividades cotidianas, como comer, dormir, descansar, ler, entre outras.
O mobiliário desenvolveu-se a partir do momento em que o Homem deixou de ser nômade, ou seja, passou a ter habitação fixa, e evolução no seu contexto histórico, político, social e artístico.

Historicamente os primeiros móveis, serviam para satisfazer as necessidades básicas das pessoas: Cama, Mesa, Banco, Arcas (Baús).Os mais significativos foram os do Egito antigo, que eram produzidos em quantidade restrita para uso dos soberanos e sacerdotes.
Pra quem não sabe ou esqueceu, a organização política e social dos egípcios era voltada para religião e este aspecto, vai se refletir na arte da época.
Voltando ao mobiliário, no Egito encontramos moveis feitos em madeira, com pernas de animais, formato de corpo de leão, cadeiras com pés em foram de “X” (eram mais em bancos), chamadas de “Pliant”.


Leitos Tronos
Bancos
Cofres















Na mesopotâmia o mobiliário não mudou muito, era basicamente semelhante ao egípcio, só que eram menos delicados sem muitos detalhes, como vocês podem ver na foto abaixo. Constituído por: Camas, cadeiras, caixas e tamboretes;
Já na Grécia antiga o mobiliário teve uma evolução significativa, pois surgiu uma cadeira com desenhos básicos, com curvas nas pernas e no encosto uma travessa única de madeira. Uso de mármore como matéria-prima. Essa cadeira ficou conhecida como Klismos, este desenho básico ganhou muitas versões ao longo da história.














Ai vai um exemplo de moveis em um ambiente grego antigo:
Os romanos foram grandes arquitetos, com grandes estruturas, arcos, onde constituíram o seu vasto império, mas adotaram uma nova visão construtiva. Foi em Roma que, pela primeira vez, se preocupou em configurar o espaço interior.
Na Roma antiga foi utilizado mármore, ferro e bronze na construção de móveis. A principal peça de mobiliário neste período era o leito onde eram feitas as refeições, os alimentos eram colocados em pequenas mesas individuais e em mesas encostadas nas paredes, os consoles.

Criações romanas:
-Sofá de espaldar e braços altos;
-Grandes camas com incrustações;
-Diversos tipos de mesa retangulares e redondas;
-Arcas e armários com fechadura de ferro;









Ai vai algumas releituras de móveis romanos:

Postado por: Kellen Cristina, Mikaela Celestino, Gracielli Luna, Jovana Ferreira, Jacklyny Lima.

Um comentário:

  1. Oi,
    Gostei bastante das suas postagens, e muito útil para mim, pois estou fazendo Design de Interiores.
    Bjs.
    http://anamariaamorim.blogspot.com/

    ResponderExcluir