quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Móveis Chippendale.

Sabe aqueles móveis "antigos", pesados, de madeiras bem escura, que toda casa de avó que se preze tem um geralmente na cozinha? Eles tem um nome, um designer, e hoje em dia por mais incrível que pareça estão custando muito caro!

Produzidos por Thomas Chippendale um dos grandes nomes do mobiliário inglês do século XVIII. The Gentleman and cabinet-marker's Director, que fez sucesso e lhe trouxe fama, espalhando seus móveis por toda a Europa. Chippendale produziu toda espécie de mobiliário, usando na ornamentação grande variedade de motivos. Atribuí-se a ele tantas peças, que se tornou impossível dissociar seu nome que quase todo o trabalho inglês em estilo rococó, principalmente cadeiras na metade do século XVIII. A cadeira de estilo Chippendale-Gótico tinha um entrecruzamento de ogivas no espaldar e ornamentação em sentido vertical; a Chippendale-chinês lembrava um pagode com ornamentação oriental; as chamadas ribbon-back - encosto em fita, tinha no espaldar um desenho imitando fita chamalote e algumas mostrava o espaldar em curvas paralelas no sentido horizontal - encosto em escada. Aberto a novas idéias, Chippendale recebeu influências do arquiteto escocês Robert Adam e fez trabalhos em estilo Neoclássico para os interiores de Adam, conhecido como mobiliário "Adam-Chippendale. O mobiliário de Thomas foi muito copiado e usado na Europa e na América do Norte. No fim da sua época, Chippendale se utilizou da delicadeza dos móveis franceses, mas essa reação foi principalmente adotada por seu sucessor Hepplewhite.

Aí vão algumas imagens para refrescar a memória e algumas releituras (claro!).














Um comentário:

  1. Muio bacana o blog,ja sou seu seguidor,somos fabricantes de moveis classicos,o Artificie Américo Neves atua a 43 anos em SP,com um grupo selecto de Artesãos executando replicas de estilo,releitura e reedição de moveis assinados visite nosso ateliê em SP.

    www.americonevescadeiras.com.br

    ResponderExcluir